O que é exame Toxicológico?
O Toxicológico serve para descartar o consumo de substâncias tóxicas pelo motorista no período de até 90 dias anteriores à coleta. Seu objetivo é aumentar a segurança no trânsito, pois inibe o uso de tóxicos que comprometem a capacidade ao volante.
Quem deve realizar o exame Toxicológico?
O exame Toxicológico é obrigatório para motoristas das categorias C, D e E (ônibus e caminhões), assim como nos procedimentos admissionais e demissionais de determinadas funções que exigem CNH.
Como é feito o exame Toxicológico?
As substâncias tóxicas tendem a deixar traços acumulados na queratina dos cabelos e pelos corporais. Uma pequena amostra deles é coletada para a realização do exame. Essa forma de análise oferece uma eficácia superior ao exame de sangue ou urina.
Quais substâncias o Toxicológico detecta?
O consumo de maconha, cocaína, crack, heroína, anfetaminas, metanfetaminas, morfina e ecstasy, assim como suas variedades, pode ser rastreado pelo Toxicológico.
Com que frequência o Toxicológico deve ser realizado?
O exame é exigido a cada 30 meses, e sempre na habilitação e na renovação da CNH dos motoristas das categorias C, D e E (ônibus e caminhões), mesmo que não exerçam atividade remunerada. Ele também é solicitado na pré-admissão e no desligamento de motoristas profissionais contratados pela CLT, e para ingresso em certas funções após concursos públicos.
O que diz a nova lei do Toxicológico?
A nova lei do Toxicológico determina que todo motorista das categorias C, D e E deve realizar o exame a cada 30 meses (2 anos e meio), independente da data da renovação da CNH. Atrasos geram multa de R$ 1.467,35 e suspensão da carteira por três meses.
Onde fazer o Exame Toxicológico?
Só laboratórios credenciados estão autorizados a realizar o Toxicológico.