O que é Sexagem Fetal?
A Sexagem Fetal revela o sexo do bebê ainda antes da primeira ultrassonografia. O exame é realizado a partir de uma amostra de sangue da mãe.
Como a Sexagem Fetal identifica o sexo do bebê?
Através de fragmentos do DNA do feto presentes na corrente sanguínea da mãe. Cromossomos Y, quando identificados, indicam sexo masculino. A ausência destes indica que o bebê é menina.
O exame de Sexagem Fetal á arriscado para a gestação?
Não, é um exame de sangue minimamente invasivo e não representa nenhum risco nem para a gestante nem para o feto.
A partir de quanto tempo de gestação pode ser feita a Sexagem Fetal?
A partir da 8ª semana de gestação já começam a circular na corrente sanguínea da mãe os fragmentos de DNA do feto que possibilitam o exame de Sexagem Fetal.
Como funciona a Sexagem Fetal para gêmeos?
No caso de gêmeos idênticos, da mesma forma que na gestação normal. Já no caso de gêmeos bivitelinos, em que os sexos podem ser diferentes, a identificação do cromossomo Y em circulação indicará que um ou todos os fetos são masculinos. Sem a presença do cromossomo Y, são todos meninas.
O resultado do exame de Sexagem Fetal é confiável?
O único caso que compromete a possibilidade de acerto da Sexagem Fetal é quando a mãe é transplantada ou recebeu transfusão sanguínea de doador masculino. Nesse caso, o DNA do doador presente no sangue da mulher altera o resultado.
Depois da 8ª semana de gestação, a precisão da Sexagem Fetal é maior?
O exame de Sexagem Fetal depende da quantidade de material genético do feto presente no sangue materno. Em cerca de 5% dos casos, o teste feito na 8ª semana pode resultar inconclusivo por ausência desse material. Nesse caso, deve-se esperar duas ou três semanas e repetir o exame.
Por que atendentes homens não devem coletar o sangue para o exame de Sexagem Fetal?
Quando atendentes masculinos coletam o material da paciente, eles podem acidentalmente contaminar a amostra com fragmentos de cromossomo Y, alterando o resultado.